Registro de Domínios e Registrars – Entendendo os domínios de sites

Este é um Guest Post (Blogueiro convidado) escrito por Alexandre da empresa de hospedagem profissional de sites Zooming.

Este é o quarto artigo de uma série sobre sobre endereços IP, DNS e domínios.

O registro de domínios é feito em empresas e órgãos habilitados para isso, chamados Registrars.

Para vários domínios internacionais (sem “.br”) este serviço é prestado por muitas empresas, ou seja, há concorrência na prestação deste serviço.

Com a concorrência existe muita variação de preços, e você pode optar por escolher a empresa que desejar levando em conta o preço, tradição da empresa, confiabilidade, vantagens extras, etc.

No caso de domínios nacionais (terminados em “.br”) o registro é mantido pelo Registro.BR, um órgão associado ao Comitê Gestor da Internet no Brasil.

Para a maioria dos domínios internacionais não existem muitas exigências de cadastro para que você faça o registro.

Para domínios nacionais, vários tipos e domínios exigem o uso de um CNPJ, e alguns exigem documentos comprovando que a empresa se encaixa no perfil do domínio sendo registrado (é o caso de dominios “.org.br” por exemplo, onde exige-se a comprovação de que a empresa é uma organização sem fins lucrativos).

O processo de registro de um domínio não é muito complicado, porém geralmente é feito pelas empresas de hospedagem, como parte do pacote de serviços oferecidos.

Estas empresas atuam como uma espécie de “despachante” nos Registrars, fazendo o registro dos domínios em nome dos seus clientes.

Os registros dos domínios tem durações em períodos múltiplos de 1 ano.

Não é possível renomear um domínio já registrado em um Registrar. Para usar um novo domínio no seu site, você deverá fazer um novo registro e abandonar o domínio anterior.

Algumas empresas, como a Zooming, oferecem registros de domínios grátis em alguns pacotes de planos de hospedagem promocionais. Na verdade o custo do registro do domínio nos Registrars sempre existe, mas nestes casos é subsidiado pela empresa de hospedagem.

Este artigo completa esta série sobre DNS e domínios, espero que tenham gostado. Para conferir todos os artigos, confira a série “Entendendo os domínios de sites“.

Este artigo foi escrito por Alexandre da empresa de hospedagem profissional de sites Zooming. Visite o site e prestigie o autor!

This entry was posted in by Unknown. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Postagens populares

Visitantes


contador gratis

Links

Seguidores

Antonio Patrick Moraes Salles 2013. Tecnologia do Blogger.